Morreu no dia 24 de outubro o músico Fats Domino, um dos pioneiros do rock e grande nome do rhythm and blues (R&B). Fats cantava e tocava piano como poucos, até o próprio Elvis Presley admitiu em uma entrevista: “Muitas pessoas pensam que fui eu quem comecei este negócio. Mas o rock and roll estava aqui há muito tempo antes de mim. Ninguém pode cantar a música como os negros. Não consigo cantar como o Fats Domino

Nascido em 1928 na cidade de Nova Orleans, Antoine Dominique Domino Jr. despontou cedo para a música, aos 14 anos ele já se apresentava em bares. Em 1947 o jovem chamou a atenção de Billy Diamond, o líder da big band The Solid Senders, e foi convidado para tocar piano com o grupo em um clube. Billy Diamond apelidou Domino como Fats em referência aos pianistas consagrados Fats Waller e Fats Pichon.

Em 1949, Fats Domino assina com a gravadora Imperial Records e em dezembro do mesmo ano produziu em parceria com Dave Bartholomew a música Fat Man, uma versão totalmente diferente de um famoso blues sobre o vício em drogas. A gravação é considera por especialistas como a primeira do rock-and-roll. Em 1950 Fat Man e a canção Detroit City Blues foram lançadas em um EP, o sucesso foi retumbante, em alguns meses o EP vendeu um milhão de cópias.

Fats Domino passou a compor e gravar canções tradicionais que foram lançadas no formato de EP até 1955, o produtor Dave Bartholomew foi seu parceiro em várias composições. Ainda em 1955 Domino lançou Rock and Rollin’ with Fats Domino, seu primeiro disco LP, que trazia Ain’t That a Shame, talvez o maior hit do pianista. A canção chegou ao primeiro lugar da lista da Billboard designada para o R&B, além de alcançar o top 10 da Billboard de músicas pop. John Lennon gravaria Ain’t That a Shame em 1975 para o seu disco de covers Rock ‘n’ Roll. Paul McCartney também gravou Fats Domino e foi mais fundo: é famosa a história de que Paul emulou o estilo de Fats para compor Lady Madonna.

Em 1956 Fats Domino atuou em dois filmes e gravou Blueberry Hill, uma música de Vincent Rose, Al Lewis e Larry Stock. O sucesso se repetiu e o EP de Fats vendeu milhões de cópias novamente, neste contexto é importante lembrar que durante a década de 1950, assim como outros artistas, Fats sofreu com a grande segregação racial norte-americana. Na década seguinte Fats Domino mudou de gravadora e foi para a ABC-Paramount Records, porém agora sem o seu parceiro recorrente Dave Bartholomew ele não conseguia mais emplacar tantos hits. O pianista mudou novamente de gravadora e continuou a gravar regularmente até o final da década de 1970, nos anos seguintes da carreira ele decidiu se concentrar mais em apresentações ao redor do mundo.