O ator Chadwick Boseman, que deu vida ao rei T’Challa do filme do Pantera Negra (2018), faleceu aos 43 anos após uma árdua batalha contra um câncer de cólon. O ator vinha se tratando desde 2016, antes mesmo de começar as gravações do filme da Marvel. Por escolha própria ele manteve a doença em sigilo e morreu em casa, em Los Angeles, com a sua esposa e família.

A informação foi postada no perfil de Chadwick Boseman no Twitter e provocou imensa comoção na internet. Famosos do Brasil e do exterior lamentaram a morte prematura do ator nas redes sociais. Os estúdios Marvel e Disney homenagearam o eterno rei de Wakanda. “Nossos corações estão partidos e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman. Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz”, diz a nota postada nas redes sociais.

Rival da Marvel, a DC homenageou Chadwick Boseman. Com uma foto do ator vestido como o personagem, a DC postou no Twitter: “Para um herói que transcende universos. Wakanda Forever. Descanse em Poder, Chadwick”.

O ator Forest Whitaker que interpretou Shaman Zuri, o líder espiritual de Wakanda, também usou as redes para se despedir do colega. “Sua luz iluminou nossos dias. Isso continuará a iluminar nossos corações e mentes. Deixe os céus serem abençoados enquanto você ilumina o céu. Enviando meu amor e orações para a família. Que Deus continue a ter você em seu abraço eterno. RIP Chadwick”, escreveu ele.

Angela Bassett que interpretou a rainha Ramonda, a mãe biológica de T’Challa, no filme Pantera Negra falou sobre sua ligação pregressa com Chadwick Boseman. “Era para Chadwick e eu estarmos conectados, para sermos uma família. Mas o que muitos não sabem é que nossa história começou muito antes de sua virada histórica como Pantera Negra. Durante a festa de estreia do Pantera Negra, Chadwick me lembrou de algo. Ele sussurrou que, quando recebi meu diploma honorário da Howard University, sua ‘alma mater’, ele era o aluno designado para me acompanhar naquele dia. E lá estávamos nós, anos depois como amigos e colegas, curtindo a noite mais gloriosa de todas! Passamos semanas nos preparando, trabalhando, sentando um ao lado do outro todas as manhãs em cadeiras de maquiagem, nos preparando para o dia juntos, como mãe e filho. Estou honrado por termos gostado dessa experiência de círculo completo. A dedicação desse jovem foi inspiradora, seu sorriso contagiante, seu talento irreal. Por isso, presto homenagem a um belo espírito, um artista consumado, um irmão com alma… “você não está morto, mas voou para longe…”. Tudo que você possuía, Chadwick, você deu livremente. Descanse agora, doce príncipe. #WakandaForever”, escreveu a atriz.

Seus colegas da saga Os Vingadores também deixaram recados emocionados pela morte do ator. “Chadwick era alguém que irradiava poder e paz. Que representava muito mais do que ele mesmo. Que dedicava um tempo para ver como você estava e dava palavras de encorajamento quando você se sentia inseguro. Estou honrada por ter as memórias que tenho. As conversas, as risadas. Meu coração está com você e sua família. Você fará falta e nunca será esquecido. Descanse em poder e paz, meu amigo”, declarou Brie Larson – a Capitã Marvel.

https://twitter.com/ChrisEvans/status/1299550103221555200

Chris Evans, o Capitão América, escreveu: “Estou absolutamente arrasado. Isso está partindo meu coração. Chadwick era especial. Um cara realmente original. Ele era um artista profundamente comprometido e constantemente curioso. Ele ainda tinha muito trabalho incrível para criar. Sou infinitamente grato por nossa amizade. Descanse em poder, rei”.

“OBRIGADO Chadwick Boseman por tudo que você nos deu. Nós precisávamos e sempre iremos apreciá-lo! Um artista e irmão talentoso e generoso, de quem fará muita falta. DESCANSE EM PAZ”, disse Samuel L. Jackson – que dá vida a Nick Fury, o grande espião do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Mark Ruffalo, o Hulk do UCM, também ofereceu seus pêsames. “Foi uma grande honra trabalhar com você e conhecê-lo. Que ser humano generoso e sincero. Você acreditou na natureza sagrada do trabalho e deu tudo de si. Muito amor para sua família. E muito amor de todos nós que ficou aqui”, escreveu ele.

https://twitter.com/ava/status/1299547039705960448

A diretora Ava DuVernay, também lamentou a morte de Chadwick Boseman. “Que você tenha um belo retorno, rei. Sentiremos muito a sua falta”, escreveu ela. A atriz Viola Davis – voz ativa na defesa das mulheres, do povo negro e a única negra a receber Oscar, Emmy e Tony – usou as redes sociais para homenagear o colega. “Chadwick… sem palavras para expressar minha devastação por ter perdido você. Seu talento, seu espírito, seu coração, sua autenticidade… Foi uma honra trabalhar ao seu lado, conhecê-lo… Descanse bem príncipe… Que voos de anjos te cantem ao teu céu descansar. Eu te amo!”, declarou a atriz.

A tristeza pela partida de Chadwick Boseman não é à toa. Pantera Negra liderou a revolução da representatividade nos filmes de heróis. De repente as crianças negras (e alguns adultos) foram ao cinema com um prazer diferente. É muito comum a gente ouvir falar da África quando o assunto é colonização e escravidão, mas Pantera Negra mostrou um continente cheio de história, com reis e rainhas, diversas tribos, muitas cores e belíssimas paisagens.

Imagina a quantidade de crianças que se viram como herói pela primeira vez no cinema por causa desse filme? A simbologia e representatividade trazidas por Chadwick Boseman jamais serão esquecidas. Pantera Negra nos ensina que além de respeitar a história e a luta do povo negro através dos séculos, precisamos valorizar a batalha que os seus ancestrais sempre travaram em busca de igualdade e reconhecimento.

Aqui no Brasil, o rapper Emicida homenageou o ator com belas palavras, comparando sua passagem pela Terra com uma supernova.

Outros artistas e famosos brasileiros também prestaram homenagens e condolências à família do ator. Confira:

Antes de ser imortalizado como o super-herói Pantera Negra, o ator Chadwick Boseman interpretou no cinema os ícones negros Jackie Robinson e James BrownEle atuou em 10 filmes nestes quatro anos com câncer. Fazia cirurgias e quimioterapia nos intervalos de vários deles. Visitou crianças com câncer nos hospitais, virou herói da Marvel e ainda deixou um filme inédito na Netflix, Ma Rainey’s Black Bottom (em tradução livre, O Fundo do Poço de Ma Rainey), com estreia prevista para 2021.

Que o seu legado se torne um símbolo na luta que se trava fora do cinema hoje. #RIP #ChadwickForever