O novo filme de Steven Spielberg The Post – A Guerra Secreta aborda o escândalo do Pentagon Papers e tem como protagonistas Tom Hanks (colaborador frequente do cineasta) e Meryl Streep, que faz sua primeira grande parceria com Spielberg – ela só havia dublado a voz de um personagem de A.I.: Inteligência Artificial, de 2001. The Post – A Guerra Secreta, que estreia no Brasil no dia 1º de fevereiro, vem recebendo críticas positivas e pode pintar como um dos favoritos para o Oscar de 2018.

A trama é baseada na história real de jornalistas do The Washington Post que em 1971 publicaram uma matéria que continha informações sigilosas sobre a Guerra do Vietnã. Os editores do jornal Katharine Graham (Streep) e Ben Bradlee (Hanks) contrariam o governo americano e batalharam judicialmente para publicar os documentos, que ficaram conhecidos como Pentagon Papers. Katharine Graham e Ben Bradlee também foram personagens de Todos os Homens do Presidente, filme de 1977 sobre o caso Watergate. A fonte que revelou as informações foi o funcionário do Pentágono Daniel Ellsberg (Matthew Rhys), ele enviou os documentos para vários jornais dos EUA (como o Post e o New York Times) que desmascaram as mentiras contadas pelo governo americano sobre o conflito no Vietnã.

Katharine Graham foi uma das mulheres mais importantes do jornalismo impresso dos EUA, ela herdou de sua família o The Washington Post e trabalhou por duas décadas como editora da publicação. Graham contou a sua história na autobiografia Personal History, o livro venceu o Prêmio Pulitzer em 1998. A atuação de Meryl Streep como Katharine Graham pode render a atriz a sua 21ª indicação ao Oscar e a quarta estatueta.

Steven Spielberg declarou que sentiu a urgência de refletir os anos de 1971 e 2017, que segundo ele são terrivelmente semelhantes. The Post – A Guerra Secreta tem roteiro de Liz Hannah e Josh Singer, este último foi roteirista de Spotlight – Segredos Revelados. A trilha sonora é do veterano John Williams, já a direção de fotografia é assinada por Janusz Kaminski. O elenco reúne ainda Sarah Paulson, Tracy Letts, Alison Brie, Bradley Whitford, Bob Odenkirk e Bruce Greenwood.

Anúncios