A 19ª edição do Festival do Rio chegou ao fim no dia 15, neste ano 250 produções cinematográficas foram exibidas nas salas de cinema da cidade, além dos eventos relacionados ao RioMarket, que incluem seminários, workshops, masterclasses e rodada de negócios. O festival durou 11 dias e foi marcado pela diversidade dos filmes selecionados: são longas, curtas e documentários de 60 países. O público teve a oportunidade de assistir filmes premiados recentemente em grandes festivais como A Forma da Água (Leão de Ouro de Veneza), de Guillermo Del Toro; e Corpo e Alma (Urso de Ouro de Berlim), do húngaro Ildikó Enyedi

Na Première Brasil o grande vencedor do festival foi As Boas Maneiras, o terror dirigido por Juliana Rojas e Marcos Dutra venceu em cinco categorias: melhor longa de ficção pelo júri oficial, melhor atriz coadjuvante (Marjorie Estiano), prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema, melhor fotografia (Ruy Poças) e melhor longa de ficção do Prêmio Félix. A trama de As Boas Maneiras mostra ​Clara (Izabel Zuaa), uma enfermeira solitária que vive na periferia de São Paulo. Ela é contratada pela rica e misteriosa Ana (Estiano) para ser babá de seu filho que ainda não nasceu, algo estranho acontece durante uma noite de lua cheia que muda para sempre as vidas de Clara e Ana. A produção nacional também foi vencedora do prêmio especial do júri no Festival de Locarno, na Suíça.

Outro destaque entre os filmes nacionais foi Gabriel e a Montanha, o segundo longa do cineasta Felippe Barbosa, o mesmo de Casa Grande. O filme recebeu destaque internacional depois de conquistar dois prêmios no Festival de Cannes. Felippe faz uma homenagem póstuma e conta a história de seu amigo Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa), que antes de cursar uma importante universidade americana embarca em uma viagem pelo mundo de autoconhecimento. Após 10 meses de jornada o último destino de Gabriel é o topo do Monte Mulanje, no Quênia. Para trazer realidade para a tela, Fellipe Barbosa e sua equipe enxuta refizeram durante as filmagens o trajeto real que Gabriel passou.

O diretor americano William Friedkin entrou para a história da sétima arte ao realizar o filme O Exorcista, em 1973. Agora o veterano cineasta retorna ao tema com O diabo e o Padre Amorth, um documentário sobre o padre Gabriele Amorth, um exorcista verdadeiro que aos 92 anos continua trabalhando. No filme Amorth tenta exorcizar uma mulher italiana que vem sofrendo incômodas mudanças físicas e de comportamento. William Friedkin não produzia documentários desde os anos 1960, seu último longa de ficção foi Killer Joe, de 2011.

A comédia Artista do Desastre, dirigida por James Franco, foi exibida no Festival do Rio. O longa é baseado em um livro que conta os bastidores das filmagens de The Room, considerado um clássico dos filmes B norte-americanos. Além de comandar a direção, James Franco também atua como Tommy Wiseau, um ator que decide escrever e produzir um filme. Yommy Wiseau é uma figura estranha que mesmo filmando uma história bizarra, com diálogos e atuações péssimas, conquistou o seu público. Para se ter uma ideia, The Room é considerado o Cidadão Kane dos filmes ruins. James Franco reuniu um ótimo elenco com talento para a comédia: Seth Rogen, Alison Brie e seu irmão Dave Franco.

Um filme de Roman Polanski sempre atrai atenção dos cinéfilos, com Based on a True Story a história não foi diferente. A trama apresenta a escritora ​Delphine (Emmanuelle Seigner), que escreveu um best-seller muito pessoal dedicado à sua mãe. Fragilizada por suas lembranças, Delphine começa a ser atormentada por cartas anônimas que a acusam de prejudicar a sua própria família. Tudo muda quando Delphine conhece Elle (Eva Green), uma jovem escritora linda e misteriosa durante o lançamento de seu mais novo livro. A relação das duas se torna cada vez mais intensa, bem ao estilo psicológico do diretor. O próximo filme de Polanski foi anunciado recentemente, será um documentário sobre a sua experiência de vida durante a Segunda Guerra Mundial. A última vez que o cineasta polonês filmou um documentário foi em 1972, com Week-end de um Campeão.